segunda-feira, 16 de julho de 2012

Vida de Scanlete/VJS Yojimbo

tá fácil pra ninguém...



Hae hai!
Você fã de animes e mangás, que curte assistir episódios que jamais verá numa TV brasileira ou ler capítulos que nunca encontrará em nossas bancas, sabe que os fansubs e scanlators são um oásis no meio da burocracia e da feladaputaria internacional em geral que empata nossas vidas.
 E pessoalmente, estando dos dois lados, eu agradeço a todos que dedicam parte de seu tempo a esse hobby tão trabalhoso e por vezes até malvisto, e me sinto profundamente grata a todos que acompanham nossos projetos. Afinal, o lema régio de qualquer fansub/scanlator é “de fã para fã”, e disso dá pra se entender que o convívio entre os grupos de tradução e distribuição de anime e mangá deveria ser algo pacífico, e o ambiente na net, um território de harmonia, ainda mais em tempos tão esclarecidos como os nossos.
Porém, meus caros, isto é uma ilusão.
 Vivemos numa era de conflitos! De violência! De ataques anônimos, guerrilhas virtuais e destruição em massa! Além de plágios, denúncias de material (supostamente) protegido por lei e fechamento de sites de hospedagens, os bravos, virtuosos e desocupados otakus que ingressam no mundo fansubber/scanlator precisam lidar com esses e outros percalços de um árduo e raramente gratificante caminho.
Mas pior do que le plágios, le hosts que fecham ou não funcionam, le denunciadores feladaputas  e le urucubaca em geral que é jogada contra todos os fãs de anime e mangá que, num momento desgraçado de suas vidas iluminado pela alegria que só animes e mangás trazem, resolvem legendar os materiais para outros fãs, existe ainda a pior praga de todas.
Muitos seguidores de fansubs e scanlators acreditam que nozes, tradutores, editores, revisores, timers, encoders e staff em geral, temos o dever, o compromisso, a missão sagrada de atualizar nossos projetos assim que são disponibilizados pelos grupos internacionais. Como uma praga, alastrou-se na rede a crença de que nós subadores vivemos num universo alternativo, não comemos nem somos comidos, não bebemos, não saímos de casa para ver o sol, não estudamos e nosso dinheiro nasce em árvores – aliás, o nível de exigência dos fãs é tão alto que se tem a impressão de eles estarem cobrando por um serviço muito do bem pago. Eu ia rir de me acabar!
Minha grande satisfação é não ter visto nenhum desses mentecaptos ter dado as caras por aqui até hoje. Desde os primeiros posts, nós do VJS vínhamos dizendo que somos jovens adultos, compromissados com nossas vidas e usando o scan como um de nossos hobbies. Porque as pessoas geralmente têm mais de um hobby, certo? Há momentos em que o dan prefere zerar Mario 3D a editar, eu gosto de betar fanfics quando tô de saco cheio de traduzir. E claro, nós dois e a unfair também acompanhamos nossos mangás, animes, filmes, séries, novelas (eu curto as empreguetes, me processa!)... Isso pra mencionar só os lazeres, porque a vida não é feita só deles. Temos obrigações com a família, os amigos, namorados, a faculdade, o trabalho...
Enfim, posso estar chovendo no molhado para a maioria (e realmente espero que sim), mas existem essas pessoas que acham que a vida dos membros de um fansub ou scan se resume a preparar o material que elas vão “consumir”. Detalhe: sem dar nada em troca, a não ser comentários reclamando da lentidão e da “falta de compromisso” do grupo (“compromisso”? Onde a gente assinou essa cláusula, meritíssimo?).
E para essas pessoas, que já vi aparecerem em outros grupos e estou apenas esperando que venham nos visitar, só tenho algo a dizer: Get a Life, Bro. Porque se acompanhar scans e episódios é a única coisa que você faz da sua vida, só posso lamentar.
E talvez te dar o número dos Hikikomoris Anônimos.

Ahem... Como eu dizia, o território da net para os aventureiros subadores e scanlators é minado e cheio de monstros à espreita. Nós do VJS não podemos seguir desprotegidos por muito mais tempo, e é por isso que, por módicas tigelas de gelatina de vodka, estamos contratando nossos próprios guarda-costas!!!

And IIIIIIIIIIIIII Will always Love youuuu…   argh, não resisti. RIP Houston-sama!

Anúncios foram espalhados nos grandes centros de lutadores, dojos obscuros e sociedades secretas. Buscamos espadachins, samurais, ninjas, atiradores, wrestlers, enfim, qualquer um que possa proteger o scan mais sóbrio da rede, contra o ataque dos malfeitores virtuais ou pentelhos de plantão. Aguardamos os primeiros candidatos ainda essa semana... ou o tempo que for necessário.


Apareçam, yojimbos! Eu tô com medo!

4 comentários:

  1. GUARDA COSTAS?! Mal consigo me proteger qisso q Realmente, as vezes parece que os outros não entendem que scanlator também tem vida social u,u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tem gente q não enxerga além do seu mundinho, fazer o quê... A nós scanlators só resta dar um jeito de nos prevenir desses psicoloucos. Nem que seja contratando nossos próprios yojimbos XD

      Excluir
  2. Não se preocupem, já amarrei uma mensagem em uma borracha, os ninjas já devem ter lido (malditos ninjas, devolvam minhas borrachas!)Agradeço as traduções, sempre que leio um capítulo, penso no que os envolvidos deixaram de fazer (seja jogar, comer, descansar...) para poder traduzir. Existem otakus-sanguessugas, mas também existem otakus que agradecem cada capítulo ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, muito obrigada pela força! Saber que existem leitores que sabem que a galera do scan é gente e não máquina, é uma das coisas que me deixam tranquila. Nossa equipe agradece muito o apoio de vocês otakus conscientes, que fazem nosso esforço valer a pena *-*
      Valeu pela visita e pela força! Volte sempre, e se puder trazer uns ninjas contigo pra ajudar na nossa tropa de elite, agradeço mais ainda =D

      Excluir